Artigos Definidos e Indefinidos: Guia Completo

Artigos

Os artigos são palavras essenciais na língua portuguesa. Eles servem para definir ou indefinir os substantivos, e podem ser classificados em definidos e indefinidos. Os artigos definidos (o, a, os, as) especificam algo conhecido, enquanto os artigos indefinidos (um, uma, uns, umas) introduzem algo não específico.

Por exemplo, em “o carro”, o artigo “o” define um carro específico. Já em “um carro”, o artigo “um” introduz um carro qualquer. Portanto, entender o uso correto dos artigos é fundamental para a comunicação clara e precisa.

Tipos de artigos.

Os artigos podem ser definidos ou indefinidos. Usamos os definidos para referir-nos a algo específico, enquanto usamos os indefinidos para referir-nos a algo não específico. Além disso, eles concordam em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) com o substantivo que acompanham.

Artigos definidos.

Os definidos são: o, a, os, as. Eles são usados para especificar algo que já foi mencionado anteriormente ou que é conhecido pelo falante e pelo ouvinte.

Exemplos:

  • O livro está na mesa.
  • A professora explicou a lição.

Artigos Indefinidos.

Os indefinidos são: um, uma, uns, umas. Eles são usados para introduzir algo novo na conversação ou para mencionar algo de forma geral.

Exemplos:

  • Um livro está na mesa.
  • Uma professora explicou a lição.

Regras de Uso

Os artigos têm regras específicas de uso que devem ser seguidas para garantir a correção gramatical. Eles precisam concordar em gênero e número com o substantivo que acompanham. Além disso, seu uso pode mudar o sentido da frase.

Concordância de gênero e número.

Os artigos devem concordar em gênero e número com o substantivo. Por exemplo, não se pode usar “o” com um substantivo feminino ou “a” com um substantivo masculino.

Exemplos:

  • A casa (feminino singular)
  • O carro (masculino singular)
  • As casas (feminino plural)
  • Os carros (masculino plural)

Mudança de Sentido.

O uso de artigos pode alterar o sentido da frase. Por exemplo, “Ele é médico” e “Ele é um médico” têm significados diferentes. No primeiro caso, a frase afirma a profissão, enquanto no segundo, introduz um médico específico na conversação.

Erros Comuns no Uso de Artigos

Embora os artigos sejam palavras simples, é comum ocorrerem erros no seu uso, especialmente quando se trata de concordância de gênero e número, ou na escolha entre artigo definido e indefinido.

Concordância Incorreta.

Um erro comum é não fazer a concordância correta entre o artigo e o substantivo.

  • Errado: A problema foi resolvido.
  • Correto: O problema foi resolvido.

Omissão Inadequada.

Às vezes, omitimos o artigo quando ele é necessário para a clareza da frase.

  • Errado: Precisamos de ajuda.
  • Correto: Precisamos de uma ajuda.

Uso Indevido.

Outro erro é o uso indevido do artigo definido quando deveria ser usado o indefinido, ou vice-versa.

  • Errado: Um livro que você me emprestou é interessante.
  • Correto: O livro que você me emprestou é interessante.

Observações.

Os artigos servem para substantivar um termo, ou seja, independente da classe gramatical que vier depois do artigo, se houver um artigo antes, essa palavra se tornará um substantivo.

Dicas

Para diferenciar o artigo “A” da preposição “A” basta colocar a expressão no plural e ver se faz sentido. (Se sim, o “A” é artigo)

Outra observação é que usar o artigo antes da palavra “Todo” muda a expressão para uma totalidade.

  • Pobreza é um problema que atinge todo país.
  • Pobreza é um problema que atinge todo O país

E por último, depois do pronome “Cujo” NÃO se usa artigo.


Agora pratique!

#1. No trecho "o capitalismo foi capaz de tornar a subir a encosta", quais classes gramaticais, respectivamente, representam o vocábulo A?

#2. Considerando o fragmento retirado do texto “É um choque receber a notícia DE adeus de um antigo amor”, assinale a alternativa que classifica corretamente o termo destacado.

#3. Os Artigos possuem papel importante nas frases, pois podem definir, indefinir e especificar os substantivos. Analisando as frases abaixo, há artigos, exceto na alternativa:

#4. Assinale a alternativa na qual a palavra destacada NÃO tenha sido empregada como um artigo

#5. No trecho, “O VOLUNTARIADO é de extrema importância para a sociedade”, retirado do texto, as palavras destacadas são, respectivamente:

Concluir

Resultados

Parabéns!!! Você está a um passo do sucesso.

Poxa, que pena. Volte e revise o conteúdo!

Rolar para cima